Seguidores

22 maio 2019

Atividades Sensoriais para crianças de 12 a 18 meses


As atividades sensoriais são essenciais para o desenvolvimento da coordenação motora, da criatividade e da curiosidade da criança. Desde a barriga da mãe elas já são favorecidas a partir de estímulos de voz indiretos, como sons do cotidiano e a voz de pessoas que a cercam. Sem contar que os bebês já adoram brincar dentro do útero e se divertem sozinhos com o próprio pé e até mesmo com o cordão umbilical.
As brincadeiras sensoriais podem ser realizadas logo a partir do nascimento da criança com atividades corriqueiras do cotidiano. Conforme a criança vai crescendo, diversas outras podem ser realizadas para estimular seus 5 sentidos de forma divertida e prazerosa. No artigo de hoje, iremos conhecer 7 atividades sensoriais para se fazer com crianças de 12 a 18 meses.
Brincadeiras sensoriais para crianças de 12 a 18 meses
A seguir, você confere 7 atividades sensoriais para fazer em casa. Vale lembrar da importância da supervisão de um adulto durante as brincadeiras, garantindo a total segurança dos pequenos. Além disso, o acompanhamento pediátrico é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, por isso, vale manter as consultas sempre em dia! Vamos às ideias:
1. Explorar uma caixa sensorial - A caixa sensorial pode ser feita com diversos utensílios, a ideia é encher uma caixa vazia com arroz, feijão, pedacinhos de panos e ou outros materiais divertidos que facilmente são encontrados em casa e deixar a criança se divertir e explorar.
2. Brincadeiras com areia - Seja no parquinho, na praia ou até mesmo em casa utilizando areias comestíveis e atóxicas, tudo está valendo! O importante é deixar a criança estimular sua criatividade e brincar à vontade com a areia, seja apenas com as mãos ou usando baldinhos, colheres e copos.
3. Entrar em contato com a natureza - Mesmo que pareça simples, é importante manter as crianças em contato com o meio ambiente e o verde, para que elas possam também criar respeito e amor pelas plantinhas e meio ambiente desde cedo. Deixe os pequenos sentirem as folhas, as pedras, ouvirem o canto dos pássaros ou tomarem um refrescante banho de chuva no verão – com os devidos cuidados, claro.
4. Brincar de encaixar - Um ótimo jeito de estimular a coordenação das crianças pequenas de maneira divertida é deixá-las brincar de encaixar diferentes formas umas nas outras. Existem diversos brinquedos infantis perfeitos para isso: como blocos, casinhas com diferentes formatos para encaixar as peças, quebra-cabeças e por aí vai. Se preferir, faça seu próprio jogo de encaixe com materiais do cotidiano. Você pode utilizar uma caixa antiga de sapatos e recortar diferentes formas em sua superfície para que a criança descubra qual é o encaixe perfeito.
5. Brincar com algodão e um pote - Você pode - e deve - deixar os pequenos explorarem alguns materiais para que eles possam descobrir o mundo ao seu redor e suas variadas texturas. Um jeito simples é o algodão: dê algumas bolinhas e um pote vazio e apenas deixe a criança interagir com eles. Novamente, vale a ressalva de sempre manter um adulto por perto na hora das atividades, tanto porque é normal que os bebês sempre tentem colocar tudo na boca. Portanto cabe aos pais ensiná-los o que pode e o que não pode, para que aos poucos eles aprendam de forma natural.
6. Brincar com massinhas de modelar - E que criança não adora brincar com massinhas de modelar? Ela é uma excelente opção para os pequenos, pois essa brincadeira tem o potencial de estimular a imaginação e a criatividade de forma divertida e alegre. Se possível, dê a eles potes com diferentes cores de massinha e deixe que criem outras cores e as modelem de diversos formatos. Além dos benefícios para o desenvolvimento infantil, essa atividade sensorial é diversão garantida!
7. Brincadeira sensorial com gel - Para essa atividade, basta colocar um pouco de gel em um saquinho plástico com vedação e enchê-lo de coisas divertidas e simples como miçangas, glitter, botões de diferentes cores e tamanhos, lantejoulas etc. Basta deixar que a criança interaja e se surpreenda com as diferentes formas, cores e texturas! Vale lembrar de deixar o saquinho bem vedado, para evitar que as crianças entrem em contato direto com o conteúdo.
Existem diversas outras atividades sensoriais que podem ser feitas com os pequenos nessa faixa etária, se você lembrou de alguma que não está na lista, deixe um comentário! Além de uma ótima ferramenta para estimular os pequenos, as brincadeiras sensoriais acabam sendo um momento divertido também para os pais na hora de montar a brincadeira! Então, que tal colocar em prática com o seu filho alguma dessas atividades sensoriais que listamos?

http://www.portaldafamilia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário