Seguidores

17 abril 2019

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O LIVRO “E O DENTE AINDA DOÍA” DE ANA TERRA


Alfabetização
Língua Portuguesa

Procedimentos

Faça a rodinha de leitura, conte a história do Livro “E o dente ainda doía” de Ana Terra.






Faça inferências junto aos alunos com o uso das ilustrações presentes na capa da obra. Após contar a história, peça para os alunos dizerem o que mais chamou atenção deles. A seguir questione os alunos a respeito de quem é o personagem principal da história? Em conjunto com os alunos  escreva no quadro a palavra JACARÉ explore a palavra destaque a quantidade de letras e sílabas, sílaba final e inicial. A seguir entregue aos alunos uma folha impressa com texto lacunado com trechos do livro, onde terão que completar com o nome dos animais que aparecem de acordo com a sequência correta dos fatos.

COMPLETE COM O NOME DOS ANIMAIS DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA EM QUE APARECEM  NO LIVRO  “E O DENTE AÍNDA DOIA”:

UM________________
DOIS_______________
TRÊS_______________
QUATRO____________
CINCO______________
SEIS_________________
SETE________________
OITO________________
NOVE_______________
DEZ__________________

Matemática

Conteúdo:  Ordenação (crescente e decrescente), classificação, quantificação, unidade e dezena;

Objetivos:

-Reconhecer números;
-Identificar e utilizar estratégias para quantificar;
-Agrupar elementos segundo sua quantidade,
-Conhecer dezena e identificá-la como grupo de dez elementos.

Procedimentos

Mostre aos alunos os numerais presentes na estória e peça que identifiquem-nos. Peça que façam a contagem em ordem crescente e em seguida em ordem decrescente da quantidade de animais que receitaram alguma solução para a dor de dente do jacaré. Na sequência entregue aos alunos em material impresso um texto lacunado contendo o nome dos personagens da história onde os alunos terão de preencher de acordo com a quantidade correta em que aparecem no livro. Retome com os alunos o conhecimento que já possuem  a respeito de unidades e dezenas e como é quantificada e que identifiquem no livro qual animal totalizou uma dezena. Ao responder que se tratava dos passarinhos, volte ao início do livro e solicite que desenhe em seus cadernos a quantidade do animal apresentada na ilustração feito o desenho pergunte: Quantos mais serão necessários para completar uma dezena? Desenhe a quantidade que falta.


 Ciências

Conteúdo: Higiene Bucal

Objetivo

-Conhecer como é causada a dor de dente e como evitá-la.

Procedimentos

Inicie o tema fazendo uma associação com o livro “E o Dente Aínda Doía”. Pergunte aos alunos a opinião deles sobre a dor dente que incomodava o jacaré, e o que seria a causa? Quem já sentiu dor de dente alguma vez? O que fez para aliviar a dor? A seguir apresente aos alunos o filme “A escovinha de dentes”.



Converse com os alunos sobre o filme o qual demonstra a necessidade de mantermos uma alimentação saudável na prevenção das cáries e que os alimentos ricos em açúcar são especialmente prejudiciais por estimularem o crescimento de várias bactérias prejudiciais a nossa saúde bucal. Leve para sala de aula uma boca onde para mostrar a maneira correta de escovar os dentes.

Créditos: http://professor-gilsonmatoso.blogspot.com/ 2015/03/sequencia-didatica-com-o-livro-e-o.html



Sugestão de Atividades


Bingo da Higiene Pessoal



Um comentário:

  1. The price range for double door fridge price in pakistan accommodates various budgets, reflecting the diversity in features, capacities, and brands available. Entry-level double door refrigerators, offering basic cooling and storage functionalities, can start from approximately PKR 30,000.

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.