Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, ou o que é mais alarmante ainda, poluir esse ambiente jogando nele tudo o que descartamos, faz-se necessário buscar novos caminhos que nos leve a uma nova relação com esse meio. A reciclagem é um desses caminhos. E melhor ainda quando a reciclagem de muitos produtos descartados é utilizada na alfabetização e aprendizagem dos alunos.
Quando um aluno desenvolve uma atividade que chama a sua atenção, ele expressa aquilo que pensa e sente e produz um surpreendente conhecimento.
Por meio de suas criações é possível perceber seu conhecimento intelectual já adquirido, sua necessidade de aprender mais, suas deficiências, seus interesses e conflitos, assim como a sua criatividade.
Trabalhar reciclagem utilizando aquilo que seria descartável ou do que já foi descartado é construir um saber consciente a partir da criatividade e da participação direta do aluno na coleta, seleção e confecção de materiais pedagógicos que lhe proporcionam novos conhecimentos.
O álbum é o resultado da aplicação do projeto “Os vários Saberes da Reciclagem” que está sendo desenvolvido com os alunos do Programa de Acompanhamento Escolar/2012, reaproveitando materiais recicláveis na confecção de jogos pedagógicos.
Oie, passei por aqui para lhe servir um cafezinho especial.
ResponderExcluirOlha o cafezinho!!!
Saindo fresquinho!!!
Ele é feito com água da fonte da vida, fervido com fogo do Espírito Santo, misturado com pó da felicidade e adoçado com a doçura do amor, preparado pelos anjos do céu, servido especialmente pra vc.
Bju
http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
Olá amigas! Está rolando no meu blog um sorteio duplo, eu e minha mãe estamos no clima da blogsfera e estamos com o nosso primeiro sorteio. Tem algumas regrinhas mas vale a pena . Passa lá no blog e participa. Bjuss te espero.
ResponderExcluirOlá Valdete! Que texto maravilhoso esse. Pena que alguns conceitos vão ficando para trás. O primeiro dele, penso ser uma postura mais consciente sobre o desperdício dessa sociedade consumista, que perde comida, roupa, equipamentos, calçado e outros, em função da moda. Outro, penso ser a conservação dos bens adquiridos para que eles não se deteriorem e sejam jogados, simplesmente. Também penso no preconceito, fruto também dessa sociedade doentia, sobre os recicladores, que são vistos mais como lixeiros. Sei de comunidades que foram retiradas dos lixões e hoje selecionam produtos descartados e se beneficiam muito dessa ação. Mas, jogar papel na rua virou rotina. Já que todo mundo faz, então vamos fazer também, não é? Todo esse processo psicológico deveria estar junto à educação, que começa em casa. Não sei se fico triste com isso ou relevo, tento reeducar e seguir em frente ou se saio catando o lixo das ruas. Prefiro reeducar, mas a batalha não é fácil. Um abraço!
ResponderExcluir