Seguidores

26 abril 2019

Qual é a idade mais apropriada para aprender a ler e escrever?


Qual é a idade mais apropriada para aprender a ler e escrever? De fato, não há idade adequada para começar a aprender a ler e a escrever, pois depende do nível de desenvolvimento de cada criança. No entanto, na maioria dos casos, é apenas aos 6 anos que as crianças têm as habilidades básicas que a alfabetização exige e, portanto, estão prontas para aprender a ler e a escrever.

Em qualquer caso, é importante adaptar o processo de aprendizagem ao ritmo de cada criança. Algumas crianças são mais precoces e curiosas do que outras e podem aprender e se mover mais rapidamente no conteúdo. No entanto, outras crianças terão mais dificuldades para aprender a ler e escrever e, nestes casos, é essencial reajustar o conteúdo do ritmo de aprendizagem e dar-lhes o tempo necessário até que estejam prontos para experimentá-lo.
Obviamente, em nenhum caso isso significa que a alfabetização não deve ser estimulada em crianças desde tenra idade. É importante que os pais comecem a ler para os seus filhos desde a mais tenra idade e encorajem-nos a reconhecer as letras e a fazer os primeiros golpes antes de entrarem na escola. É uma estratégia muito útil estimular no nível do cérebro o desenvolvimento das habilidades que permitirão que as crianças aprendam a ler e escrever mais tarde, ao mesmo tempo em que se torna um excelente recurso para motivar as crianças para o próprio aprendizado.

Créditos: www.soescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.