Seguidores

20 agosto 2016

Lendas do Folclore Brasileiro.





O Saci-pererê é uma figura presente no folclore brasileiro, caracterizada por um menino negro e travesso que fuma cachimbo e carrega uma carapuça vermelha que lhe concede poderes mágicos. O saci tem apenas uma perna.

Lenda do Saci-pererê

O Saci-pererê é considerado um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Ele se diverte fazendo brincadeiras com os animais e com as pessoas.
As principais travessuras são: trançar os cabelos dos animais, fazer sumir objetos, como os dedais das costureiras, e ainda, assobiar para assustar os viajantes.
Reza a lenda que costuma atrapalhar o trabalho das cozinheiras, trocando os recipientes de sal e açúcar ou fazendo-as queimar as comidas.
Além de suas travessuras, é importante notar que o Saci tem o domínio das matas e, por isso, possui outra função denominada “farmacopeia”.
Ou seja, o saci é o guardião das ervas e das plantas medicinais. Ele conhece suas técnicas de manuseio e de preparo, bem como de sua utilização acerca dos medicamentos feitos a partir de plantas.
A partir disso, em muitas regiões o Saci é considerado um personagem maléfico. Ele guarda e cuida das ervas sagradas presentes na mata, e costuma atrapalhar e confundir as pessoas que as coletam, sem pedido de autorização



Lenda da Cuca


A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro, uma bruxa velha com aparência assustadora, possui corpo de jacaré e unhas imensas. Ela é dona de uma voz assustadora e rapta as crianças desobedientes.
Reza a lenda que a criatura dorme uma vez a cada 7 anos e, por isso, os pais tentam convencer as crianças de dormirem nas horas corretas pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.
Uma das mais conhecidas cantigas de ninar, pertencentes às músicas folclóricas, assinala a presença desse ser mitológico e malvado muitas vezes chamado de Bicho-papão, a Cuca:
“Nana neném que a Cuca vem pegar,
papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar.
Bicho papão, saia do telhado,
deixe a/o (nome) dormir sossegada/o”


Curupira




O curupira é um anão forte e ágil de cabelos ruivos, presente nas lendas do folclore brasileiro. A lenda do curupira diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras.
Uma das principais características do curupira é possuir pés virados para trás. Dessa forma, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi à direção contrária.

Lenda do Curupira

Reza a lenda que o Curupira, conhecido, por outro lado, como “demônio da floresta”, que assobia e utiliza falsos sinais, reúne muitas histórias que envolvem mistérios inexplicáveis, por exemplo, o desaparecimento de caçadores bem como o esquecimento dos caminhos.
Dizem que com seus pés virados para trás, o curupira engana e confunde as pessoas que danificam seu habitat, por exemplo, os caçadores, madeireiros, lenhadores, etc.
Esse personagem folclórico não gosta de locais muito habitados e, por esse motivo, prefere habitar as florestas. Outra característica do Curupira é que gosta muito de fumar e de beber pinga.
Um dos mais destacados personagens do folclore brasileiro, a lenda do Curupira é conhecida e contada em diversos lugares do Brasil e, muitas vezes, ela pode ser confundida com outra: a lenda do Caipora.

Fontes pesquisadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.