Seguidores

31 março 2019

Sequência didática: Frutas- Alfabetização



Objetivo: Desenvolver bons hábitos alimentares


DESENVOLVIMENTO


1ª Etapa:

Em roda de conversa dialogar com as crianças sobre alimentação saudável. Dar ênfase nas frutas, argumentando que fazem bem para a saúde e que são ricas em vitaminas.
Realizar com a turma uma lista das frutas preferidas.

2ª Etapa:

Entregar livros e revistas pedindo que recortem frutas e outros alimentos. Com os alimentos encontrados montar um jogo de percurso, dentro de uma caixa, podendo ser essa de pizza ou de camisa.
Definir com a turma as consignas, exemplo: andar uma casa ao cair em uma determinada fruta, ou esperar uma jogada caso o alimento não seja saudável . Jogar com dado convencional, de seis pontos.

3ª Etapa:

Permitir que cada criança leve o jogo para a casa para jogar com a família. Escolher um livro que devera seguir dentro da caixa, solicitando que a criança realize com ajuda dos responsáveis o registro de como foi o desenvolvimento da atividade, podendo ser por meio da escrita, desenhos e fotografias.

4ª Etapa:

Dialogar com as crianças sobre as aprendizagens que tiveram. Posteriormente entregar massinha de biscuit para que cada um modele sua fruta preferida.

5ª Etapa:

 Pesquisar com a turma os benefícios das frutas escolhidas e modeladas por cada um, as regiões encontradas e o tempo de colheita.

6ª Etapa:

Pedir que cada criança traga de casa uma receita onde a fruta seja o ingrediente principal. Em sala, cada criança deverá ilustrar sua receita na mesma folha.

7ª Etapa:

 Organizar um momento onde cada criança traga de casa uma fruta que goste, para que em sala seja feita uma salada de frutas. Fotografar o momento.

8ª Etapa:

Montar um livro de receitas, onde o conteúdo deve ser as receitas trazidas pela turma e a capa uma foto do dia em que fizeram a salada de frutas.

9ª Etapa:

Realizar uma exposição com as atividades e convidar outras turmas ou familiares para prestigiar o momento.


Créditos: https://giareta.blogspot.com/




Outras atividades




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.