Seguidores

30 março 2012

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR


O Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) na escola surgiu a partir da Reunião Pedagógica na STE no dia 26/02/11, com o objetivo de suprir deficiências na aprendizagem dos alunos (principalmente leitura e escrita), amenizando os índices de fracasso escolar e a distorção de idade em relação ao ano escolar frequentado pelo aluno.
No dia 18/03/11 foi aprovado pelo Conselho Didático Pedagógico a criação do programa PAE confirmando a Professora Valdete Santos de Souza Cantú como titular da sala e foram passadas orientações gerais sobre o funcionamento do referido programa.
Juntamente com o ano letivo de 2012, o PAE reiniciou suas atividades tendo como professora Valdete Santos de Souza Cantú e a coordenação do programa a professora Ivaní da Rocha Sena.
Inicialmente foram passadas orientações aos professores do ensino regular para que os mesmos aproveitassem o período de sondagem e observassem em sua sala a distorção idade/série e as dificuldades específicas de aprendizagem do aluno. Após esse levantamento, através de um trabalho conjunto da coordenadora e da professora do PAE se concentrou nas seguintes atividades:
• Recebimento da relação dos alunos que necessitavam do atendimento do programa;
• Avaliação oral e escrita de cada aluno encaminhado ao PAE;
• Preenchimento de uma Ficha de Encaminhamento dos mesmos para conhecer melhor as dificuldades do aluno e montar as turmas;
• Reunião com os pais dos alunos encaminhados ao PAE para esclarecer alguns pontos do programa: o que é o PAE, seu objetivo, forma de atendimento dos alunos, responsabilidades dos pais e preenchimento da documentação necessária.
• Divisão das turmas de alunos observando a idade, o ano e de acordo com as dificuldades semelhantes.
Durante todo esse processo a professora do PAE com a colaboração de parceiros do programa organizou a “sala” onde serão atendidos os alunos, os materiais escolares, confecção de atividades e elaborou o Projeto de Ensino que será aplicado durante o ano letivo.
Texto: Valdete Santos de Souza Cantú e Ivani da Rocha Sena

Um comentário:

  1. OLÁ AMIGA!!! PASSEI POR AQUI, E QUERO LHE DIZER QUE O SEU BLOG ESTÁ CADA VEZ MELHOR!!
    ABRAÇÃO!
    PEDAGOGA CLAUDINHA

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELA VISITA!
DEIXE O SEU RECADO OU SUGESTÃO.